domingo, 27 de março de 2011

25 de Abril

PLANIFICAÇÃO – TEXTOS AUTOBIOGRÁFICOS


● OBJECTIVOS
- Desenvolver conjuntos adequados de conhecimentos sobre cultura.
- Promover a consciência da identidade cultural.
- Desenvolver a competência de leitura de vários tipos de texto (verbal, icónico, musical).
- Conhecer vários tipos de textos autobiográficos.
- Identificar as características temáticas e discursivas dos textos autobiográficos.
- Estabelecer uma relação entre a música e uma data cultural de relevo.
- Desenvolver as competências de compreensão e expressão oral.
- Consolidar conhecimentos sobre frase complexa.
- Desenvolver a competência de expressão escrita.

● CONTEÚDOS

- Leitura de imagem.
- Textos autobiográficos: carta, memórias, diário.
- Características dos textos autobiográficos.
- Texto de apreciação crítica.
- Música de intervenção.
- Frase complexa.
- Enriquecimento do léxico.

● ACTIVIDADES

- Leitura de uma carta de António lobo Antunes a Mª José lobo Antunes.
- Compreensão de texto através de exercício de escolha múltipla.
- Pesquisa de informação sobre a guerra colonial (trabalho de pares).
- Pesquisa sobre a representação da guerra colonial nas artes plásticas (trabalho de grupo).
- Visionamento de PPT «Guerra – O Olhar dos Escritores».
- Audição de excerto da canção «Grândola Vila Morena» e relacionamento com o 25 Abril.
- Leitura de um excerto das memórias de Rómulo de Carvalho.
- Pesquisa de canções que reflictam o contentamento com a Revolução.
- Resolução de um exercício sobre frase complexa.
- Visionamento do filme «Capitães de Abril».
- Redacção de um texto de apreciação crítica sobre o filme (trabalho de pares).

● AVALIAÇÃO

- PPT sobre os trabalhos de pesquisa.
- Texto de apreciação crítica.
- exercício de funcionamento da língua.

Sem comentários:

Enviar um comentário